quarta-feira, 13 de junho de 2012

Feijão Tropeiro

feijão-tropeiro é um prato típico dos estados brasileiro de Goiás, São Paulo Minas Gerais.
Desde o período Colonial, o transporte das mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burrros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. Ainda era assim, até metade do Século XX. O feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens, daí a origem do feijão tropeiro.

Ingredientes
350g de feijão vermelho
200g de bacon
200g de linguiça calabresa defumada Perdigão
150g de farinha de mandioca crua
01 cebola média picadinha
04 dentes de alho triturados
05 colheres de sopa de azeite
01 colher de sopa de manteiga para a farinha 01 colher de sopa de manteiga para a couve  01 colher de sopa de manteiga para os ovos 
04 ovos 
04 folhas de couve bem lavadas e rasgadas
02 folhas de louro
1/2 maço de cheiro verde picado( não usei)
Sal e pimenta malagueta a gosto

Modo de Fazer
Cozinhar o feijão com água, sal, louro até ficar macio, mas sem desmanchar. Eu coloquei na panela de pressão e quando começou apitar marquei 25 minutos. Tirei a panela do fogo, tirei a pressão e voltei com a panela  para o fogo destampada para terminar de cozinhar. Pois dessa forma eu não perderia o ponto do cozimento. Escorrer o feijão e reservar.
Aferventar o bacon e a linguiça por 10 minutos. Cortar em cubos e fritar em um pouquinho de óleo. Fogo baixo até ficar crocante. Escorrer bem e reservar.
Em uma frigideira derreter a manteiga e torrar a farinha de mandioca mexendo sempre. colocar sal a gosto e reservar.
Refogar as folhas de couve na manteiga com uma pitada de sal. Reservar.
Fritas os ovos na manteiga, colocar sal e picar em pedaços. Reservar.
Em uma frigideira grande e funda, colocar o azeite, cebola picada, alho triturado e quando começar a dourar adicionar a pimenta. Juntar o feijão reservado e refogar dando viradas cuidadosas. acrescente os ovos, bacon, linguiça e a couve, envolvendo com cuidado. Por último a farinha. Corrigir o sal, se for necessário. 
Como diz meu amigo Marbene: Salteando para não desmanchar o feijão.
Salpicar cheiro verde picadinho. Está pronto um delicioso FEIJÃO TROPEIRO!!!

Quando vi essa receita no Blog do Marbene, pensei, oba posso fazer sem susto porque sei que vai ficar muito bom!
Não deu outra, ficou divino. Aí vocês vão dizer:Também explicadinho no passo a passo, até eu!!!Rsrs
Concordo plenamente. A receita dele é tão didática que até eu consegui fazer!
Eu, como boa capixaba que sou, era bem frustrada por não conseguir executar a receita de feijão tropeiro. Mas meus amores, isso mudou! Fiz a receita que você pode encontrar  AQUI  e depois, foi só correr para o abraço...
Dedico esse Feijão Tropeiro a você Amigo Marbene e a minha sobrinha Luciana que é apaixonada, como eu, por esse  Prato. E claro, a todos vocês que apreciam também!!!!
Obrigado querido, você é gentil que só!!!
Super bju.
Re

Fonte de Pequisa:wikipedia.org

19 comentários:

  1. Não conheço este feijão mas confeso que o aspecto é bastante apetitoso, parabens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Regina,
    como uma boa mineira não dispenso um feijãozinho tropeiro de
    jeito nenhum......que delícia!
    O meu esposo adora feijão tropeiro, ainda bem que descobri um
    torresmo light que já vem pronto no saquinho e sempre compro
    p/ acompanhar o feijão se não o colesterol vai lá em cima, rsrs.
    O seu feijão tá bom demais!

    Beijinhos d ♥

    ResponderExcluir
  3. Que delícia adorei a receita beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse prato tem tudo o que eu adooooro até o torresmim...Maravilha das maravilhas, ficou perfeito!Só faltou um pratinho pra mim...
    O Marbene é um mestre e vc mãozinhas de fada...beijkas

    ResponderExcluir
  5. me parece ser mt bom pois tem mt ingre que sao mt bons gostei mt do aspceto bjs

    ResponderExcluir
  6. Regina, parabéns pelo prato!!!

    Esse é o aspecto do feijão tropeiro tradicional, cujo o torresmo vc bem lembrou, é complemento fundamental.

    Muito obrigado pela menção honrosa ao meu nome e o apoio que reconheço, importante ao trabalho que desenvolvo no Blog.

    Quanto mais fazemos um prato, principalmente os carregados de tradições, mais enxergamos as possibilidades de criarmos em cima dele.

    O trabalho na cozinha torna-se bastante gratificante quando conseguimos alegrar os comensais.

    Quando essa premissa se estende para conquistar amigos, tanto melhor!

    Beijos e abraços Re, muitos!

    ResponderExcluir
  7. Re querida que lindo ficou seu prato, o Marbene é fera na cozinha, realiza receitas divinas e saimos da cozinha dele acreditando e tendo a certeza que aquele prato que julgavámos tão difcil, fosse tão fácil de realizar, e vc provou com suas mãos de fada que sabe fazer qualquer refeição ficar deliciosa. Adoro feijão tropeiro. Bjos minha flor de maracujá

    ResponderExcluir
  8. Que sugestão deliciosa, fica mesmo bom!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Re,

    Ainda não são sete horas e eu já fiquei com água na boca, por
    causa deste feijão, ô delícia! Você é cozinheira de cepa, com uma
    boa receita na mão é capaz de reproduzir qualquer prato à perfeição, rsrs.

    Beijo e, desde já, bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  10. Oi Regina. Toda típica comida mineira sempre vem acompanhada desta gostosura. E como boa mineira, eu simplesmente amo feijão tropeiro (e olha que nem sou muito fã de feijão, rsrs). Não tem como não gostar e é super simples de fazer. O seu feijão ficou com uma aparência ótima, você está de parabéns!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amooooo, este feijão!!!!
    Ficou d++++!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  12. Ah minha amiga, acho que não deveria ter passado por aqui a essa hora!rsrs
    Agora estou morrendo de vontade de comer esse feijãozinho!rsrs
    Que delícia Regina!
    Sabe que também tinha medo de não acertar fazer feijão tropeiro, mas depois desse passoa passo vou criar coragem e fazer.
    Passei pra ver suas receitas, sempre deliciosas e também pra agradecer o seu carinho minha amiga!
    É muito bom ter você por perto!
    Tenho tido pouco tempo para as visitas, mas sempre dou uma espiadinha nas suas novidades lá no Face.
    Beijo grande minha querida, lindo e abençoado dia!

    ResponderExcluir
  13. Querida Regina
    Sou goiana, mas filha de mineira, então você imagina quanto feijão tropeiro já comi nessa vida - hehehe!
    Sempre digo que a melhor comida do mundo é a brasileira, não troco por nenhuma outra. Pena que aqui na Itália é muito difícil encontrar os nossos ingredientes, como farinha de mandioca, polvilho, fubá, doce de leite e tantos outros!
    Tenho certeza que essa receita ficou excelente, pois o Marbene é um cuoco e tanto, além de ser um grande amigo!
    Te desejo muito sucesso sempre!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  14. NUNCA COMI MAS PARECE-ME SER UMA DELICIA.
    ASPECTO 5*****
    BJS

    ResponderExcluir
  15. Olá Regina,
    Que lindo ficou o seu prato! Concordo com vc qdo diz que a receita do amigo Marbene é didática, já disse lá no blog dele que vcs dois são os "magos da culinária", rs, e são mesmo!
    Ótimo final de semana!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  16. Arroz tropeiro é uma instituição na minha vida, adorei pegar essa receita. Ficou uma imagem linda. =)

    ResponderExcluir
  17. ah então aprovado assim vou levar a receita.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  18. Amo feijão tropeiro!! Começo a comer e não consigo parar rs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
    E aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog.
    Lá as postagens são diárias (ou sempre que possível) e tem de TUDO um pouco: Culinária, Artesanato, Dicass, e muuuuiiiiiito mais... E seria um grande prazer ter a sua companhia como minha seguidora em 2014 :)
    FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...