terça-feira, 10 de março de 2015

Bolo Decorado Lata de Cerveja

Olá, pessoas bem queridas!
Tanta saudade de todos vocês amigos e visitantes.
Hoje retorno ao Blog. Estive ocupada com minha mudança. Quem já esteve ou ainda está nesse situação, sabe o quanto é trabalhosa! Arrumação pra cá, bagunça pra lá e até organizar tudo leva um tempo. E nessa correria, estava sem tempo para me dedicar as postagens.
Quero agradecer a todos o carinho aqui deixado e dizer que aos poucos colocarei minhas visitas em dia. O meu muito obrigado a cada um de vocês!
Porém, agora com tudo na mais devida ordem, cá estou para deixar esse bolinho que fiz. Vocês acham que é muito difícil?
Vejam que não é um bicho de sete cabeças!rs.
 Massa de Pão de Ló
(Eu fiz a massa e mesclei com chocolate, mas vc pode fazer apenas massa branca ou de chocolate, se assim o desejar).
01 e 1/2 xícara de chá de açúcar peneirado
05 ovos graúdos
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
3/4 de xícara de chá de leite ou suco de laranja
01 colher de sopa rasa de fermento em pó
02 colheres de sopa de cacau em pó (Pode usar chocolate em pó)

Modo de Fazer a Massa
Untar e enfarinhar 02 formas redondas de 25 cm de diâmetro. Reservar.
Bater o açúcar colocando 01 ovo de cada vez, até terminar. Adicionar aos poucos,a farinha misturada com o fermento. Intercalando com o leite. Mas não precisa bater muito, apenas o suficiente para incorporar tudo. Retirar uma porção (1/4 mais ou menos) da massa e misturar o chocolate nela. Dividir a massa nas 02 formas e colocar colheradas de massa de chocolate em cada uma. Passar o garfo em circulo na massa, apenas 01 vez para manchar. Levar para assar em forno 180ºC, por aproximadamente 40 a 50 minutos. Na dúvida, fazer o teste do palito. Se este sair limpo, os bolos estarão assados. Uma dica: Não deixar assar demais, pois resseca muito a massa.

Calda para Molhar o Bolo
Usei o suco de 01 laranja
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água.
02 cravos da Índia
 Levar para  ferver. E deixar esfriar para usar.

Recheio Beijinho de Coco Gourmet
01 lata de leite condensado
01 coco fresco triturado no liquidificador grosseiramente
01 gema de ovo sem pele
1/2 lata de leite comum
4 gotas de essência de baunilha
02 colheres de sopa de creme de leite
Levar ao fogo baixo, mexendo sempre os 04 primeiros ingredientes, até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar a baunilha e o creme de leite. Misturar bem e deixar esfriar.

Recheio Brigadeiro Gourmet
01 lata de leite condensado
1/2 lata de leite comum
01 colher de sobremesa de manteiga
02 colheres de sopa de chocolate em pó
02 colheres de cacau em pó
03 colheres de sopa de creme de leite
Levar ao fogo baixo, mexendo sempre os 05 primeiros ingredientes, até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar o creme de leite. Deixar esfriar.

Para a Decoração, você vai precisar:
4 caixinhas de biscoito palito com chocolate
02 palitos de churrasco
01 latinha vazia de cerveja de sua preferência.
Glacê Real para decorar

Receita do Glacê Real
02 claras
Açúcar Glaçúcar peneirado
01 colher de chá de suco de limão
Bater na batedeira as claras em neve e ir adicionando o açúcar até perder o brilho.
Retirar a metade e colorir com corante amarelo bem clarinho. a outra metade deixar branco.
Cobrir o glacê com um pano de prato, (quando não estiver usando para não endurecer).

Montagem e Acabamento do Bolo
Cortas as massas ao meio, umedecer com a calda, (cuidado para não molhar demais o bolo). Rechear e passar um pouco do brigadeiro em toda volta do bolo para colar bem os palitos com chocolate. Cobrir com metade do glacê real tingido de amarelo clarinho.
Prender os palitos de churrasco no anel da latinha pressionando um pouco para ficar bem preso. Espetar no bolo fora do centro, ou seja, mas ao canto como está na foto. Colocar a outra metade do glacê branco em um saco (manga) para confeitar com o bico perlê nº 2. Cobrir o palito como se fosse a espuma da cerveja caindo da latinha.

Nota: Pra quem não sabe, nas lojas de produtos para festa, tem saco de confeitar descartável e custa bem baratinho. Em torno de R$1,50. E pode ser usado algumas vezes.

Muitos beijinhos!
Regina

16 comentários:

  1. bolo ficou espetacular.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Saudade de vc e desse cantinho florzita! Mudanças deixam a gente maluquinha mesmo, mas nada como ter tudo em ordem e bem instalada né? Amiga seu bolo ficou lindo, perfeito, mas bicho de 7 cabeças não é pra vc que é expert no assunto bolos e decorações. Eu não conseguiria fazer nem em pensamento kkkk. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga Regina
    Este bolo ficou maravilhoso mas para mim é uma monstruosidade. Sou uma negação em matéria de culinária ainda mais nesta arte de decorar. O bolo até conseguiria mas decorá-lo só para ti amada
    Um lindo e abençoado dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida, saudades...!
    Estou aqui de boca aberta com esse bolo, vc é uma artista, parabéns!
    Bolo lindo, arrasou!

    Que Deus abençoe o seu novo lar!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  5. Esse bolo ficou fantástico, até dá pena cortar
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Mudanca nao é nada facil mesmo.
    e vai muuuito tempo para tudo estar no devido lugar, entendo bem hehe.
    Q bolo lindo e legal, adoreeei.
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Querida imagino como deve ter cançado com a mudança, tbm mudei algum tempo atrás e até hoje ainda tem coisas pra fazer, rsrsrs. É muito trabalhoso mesmo.
    Que lindo bolo amiga, você arrasou, parabéns.
    Tenha uma linda noite
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina querida! Mudança não é fácil, não! Levei mais de três meses para organizar tudo, mas no final é recompensador ver td arrumadinho, né?!
    Amei com tds as forças da minha visão e do meu paladar este bolo, ficou lindo, divino, um espetáculo! Parabéns pela criatividade!
    Bjs amiga e bem-vinda de volta! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  9. Que bom vê-la de volta, Rê! Seja bem vinda. Sei bem o que é mudança, não é nada fácil.
    Lindo seu bolo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Olá querida Rê!
    Obrigada pela sua visita tão querida nos meus blogs, adorei vê-la no Fotos e Prosas, meu filhote caçula! rs
    Bjs, fique com Deus! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  11. Olá Regina! Adorei a receita, sua decoração ficou linda!!! Queria deixar a massa com gosto da bebida, poderia tirar 1/4 da xícara de Suco/Leite e por Cerveja? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Regina! Adorei a receita, sua decoração ficou linda!!! Queria deixar a massa com gosto da bebida, poderia tirar 1/4 da xícara de Suco/Leite e por Cerveja? Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Joyce!
    Sim, pode com certeza. Vai ficar bem interessante!
    Depois vem me contar tudinho e se quiser tirar foto e me mandar, eu posto aqui falando de ti.
    Obrigada pelos elogios, viu? Bju

    ResponderExcluir
  14. boa noite regina posso usar o glace vegetal pra fazer a espuma desde ja agradeço obrigadoo seus boloficou lndo

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Darla, não pode não porque não endurece e nem seca para suporta a latinha, entende?
    Por essa razão é q uso glacê real.
    Bjo e obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...