Bolo de Feijão Pronto CAMIL e Chocolate "Com seu tempero fica muito mais gostoso"

Olá, amigos e visitantes!
Hoje venho com uma receita bem diferente, mas com um resultado bem bacana!
Vem acontecendo desde o ano passado o Encontro Gourmet, idealizado e organizado por Dani Abolin, Cecilia Padilha e Sandra Reis. Encontro esse que reúne blogueiros de culinária de todo o Brasil, na cidade de São Paulo, com o objetivo principal de nos conhecermos pessoalmente. Como no ano passado, não pude comparecer, esse ano estarei presente e a ansiedade é grande. Imaginem vocês como não estou?
Entre vários patrocinadores, estará presente a CAMIL, que como vocês todos sabem, prima pela qualidade de seus produtos e profundo respeito no trato com os seus consumidores.
Fomos todos convidados a participar de um Concurso Cultural,  com o lançamento do Feijão Pronto para Temperar. Que tem como slogan: "Com seu tempero fica muito mais gostoso".  Com a liberdade de que elaborássemos a receita que melhor nos conviesse. Sendo assim, como não é segredo para nenhum de você, bolos e doces são os meus preferidos. E não podia ser diferente a minha escolha. Optei então, por fazer um Bolo de Massa Aparente do Feijão Pronto CAMIL, com chocolate. Irei concorrer na categoria 01. Receita mais criativa. Como tem muita gente talentosa, o importante mesmo é participar!
Sei que alguns irão torcer o nariz, Bolo feito com feijão? Isso mesmo! Vocês não imaginam a gostosura que ficou esse bolo. Não me arrependi nem um pouco por ter feito essa escolha. Obtive o resultado de um bolo rico em vitaminas, leve, bem aerado e com um sabor muito delicado. É uma ótima pedida inclusive para os pequeninos. Esse é um dos fascínios da culinária. Recriar sabores diferentes e maravilhosos, é um deles.
Gostei imensamente desse lançamento. É muito pratica a embalagem do feijão que já vem cozido, pode ser guardada na dispensa e ao mesmo tempo, pronto para uso. Abre com facilidade, hermeticamente fechado e muito bem acondicionado. Parabéns a CAMIL pelo lançamento de mais um produto de alta qualidade, facilitando cada vez mais a vida daqueles que vão para a cozinha preparar seus alimentos.


Vamos a receita,

Ingredientes
01 xícara de chá de Feijão Pronto CAMIL
1/2 xícara de chá de cacau em pó
3/4 de xícara de chá de caldo do Feijão Pronto CAMIL
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
120 g de manteiga temperatura ambiente
03 ovos
01 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
01 colher de café de essência de baunilha
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 colher de sopa rasa de fermento em pó


Modo de Fazer a Massa
Untar e enfarinhar 02 formas redondas de 18cm de diâmetro, reservar.
Colocar no liquidificador o Feijão Pronto CAMIL, cacau em pó, caldo do feijão e o bicarbonato de sódio. Bater rapidamente e reservar.
Bater a manteiga com o açúcar e a baunilha até esbranquiçar. Adicionar os ovos, sendo um de cada vez.
Colocar a farinha de trigo aos poucos, intercalando com a mistura reservada do liquidificador até terminar. Acrescentar o fermento em pó e dar uma leve batida.
Colocar metade da  massa em cada forma e levar para assar em forno 190ºC por aproximadamente 45 a 50 minutos. Não  precisa pré-aquecer o forno. Para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Se este sair limpo, está pronto. Deixar ficar morno para desenformar. Se for rechear como eu fiz, depois de desenformado, deixar esfriar bem para poder rechear e decorar a gosto.

 Recheio Acetinado de Laranja
1/2 xícara de chá de suco de laranja
1/2 lata de leite condensado
Misturar bem os 02 ingredientes e levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar bem. Em torno de 15 minutos mais ou menos. Deixar esfriar bem para rechear o bolo.

Recheio de chantilly
250ml de creme de leite fresco
02 colheres de sopa de açúcar
Bater o creme de leite bem gelado com o açúcar por aproximadamente 02 minutos.
Eu coloco a tigela da batedeira na geladeira por 20 minutos, antes de bater o chantilly. Em lugares mais frio, isso não é necessário.

Montagem do Bolo
Cortar as 02 massas de bolo ao meio.  Colocar a  primeira metade de massa no prato desejado e rechear com Chantilly. Cobrir com a outra metade do bolo. Por cima espalhar todo o recheio de creme acetinado de laranja. Cobrir com a metade do outro bolo. Rechear de novo com chantilly e cobrir com a última metade de bolo. Decorar com chantilly e casquinhas cristalizadas de laranja a gosto.

Beijos,
Regina Fernandes

Comentários

  1. Oi Regina, ficou bem diferente sua receita.A curiosidade em provar é grande.Seria bom se tivessemos como experimentar né, seria mais fácil votar na receita melhor.Arrasou querida, espero que fique bem logo.Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  2. Interessante um bolo de feijão.
    O aspecto esta bem delicioso.
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa flcou lindo e parece muito gostoso,vou tentar fazer... Bjss Luciana

    ResponderExcluir
  4. Nossa flcou lindo e parece muito gostoso,vou tentar fazer... Bjss Luciana

    ResponderExcluir
  5. Rê minha doce e querida amiga,
    vc é super criativa, seu bolo ficou maravilhoso, adorei a receita
    vc é surpreendente, parabéns!

    Beijos, feliz semana!

    ResponderExcluir
  6. Regina querida que bolo diferente, adorei a inclusão de feijão na massa e como sempre vc arrasa no bolo, bjs e uma semana abençoada p/ vc, Ana ;).

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou louca por bolos Regina e achei o seu bolo simplesmente genial, fiquei louca para provar !!
    Já ganhou…já ganhou...rsrs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Querida florzita, adorei seu bolo estou vendo as delicias que as amigas estão fazendo e os jurados vão sofrer pra escolher a melhor, uma delicia melhor que outra. Estava morrendo de saudades de vc e das meninas, bom estar de volta. E me deparo com uma receita diferente e se vc diz que ficou bom acredito piamente. Gostei demais, vou experimentar qualquer dia. Re minha querida, obrigada pelo carinho lá no meu cantinho e pelas palavras carinhosas. Beijinhos, otima semana e melhore logo viu?
    Obs: Miga precisa arrumar o tempero lá no nome da receita. Está escrito Tempo, vc deve ter digitado errado, ja cansei de errar também, é a pressa da nossa vida né. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josynha, é verdade. Já arrumei, o pior é que a gente revisa várias vezes, né? Mas sempre escapa alguma coisa!!!!rs
      Obrigada minha querida! Bju

      Excluir
  9. Que diferente Bolo de Feijão, ficou bem bonito e fofo, com toda certeza delicioso.
    Pra mim é pura novidade sua receita, parabéns.
    Bjs querida e Boa Semana

    ResponderExcluir
  10. Para Tuuuuuudo... Porque eu vou ter que fazer e experimentar. Nunca ouvi falar em "Bolo de Feijão", mas parece estar muuuuiiiito bom!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com
     

    ResponderExcluir
  11. Nossa, guria!!!! Já achei complicadinho pensar num bolo de chocolate com feijão...imagina ainda recheado!!!! Parabéns...adorei! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Regina, sou fãzaça de feijão, mas nunca imaginei que desse para fazer bolo! Muito original a sua receita! A decoração ficou caprichada. Bolo de feijão de festa, ao estilo naked cake/bolo pelado...muito criativo, surpreendente! Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. minha amiga este bolo ja ganhou bjus grandes

    ResponderExcluir
  14. Oi Regina, que bolo espetacular é esse, amiga?! Super diferente e não tenho dúvidas de que ficou delicioso! Parabéns pela criatividade! ;-)
    Grande beijo e uma ótima semana pra vc! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. Bem diferente mas, gostei!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas